The Crown | Primeira temporada

14 de novembro de 2016
Série The Crown
A queridíssima Netflix liberou no último dia 4, a primeira temporada de The Crown, série mais cara por ela já produzida  fala-se em um orçamento perto dos 400 milhões de reais. Criação de Peter Morgan, a produção é inspirada em acontecimentos dos bastidores dos primeiros anos de reinado da rainha Elizabeth II.

O que me fez investir tempo assistindo a pomposa produção original Netflix? Simples: herdei da série de livros A Seleção, admiração e curiosidade por histórias envolvendo realezas. Assim, logo que vi The Crown no catálogo, não me contive e apertei o play! Agora, vou contar por que você deve fazer o mesmo.

Aos 25 anos Elizabeth teve que inesperadamente assumir o trono do poderoso Reino Unido. Interpretada por Claire Foy, a nova líder enfrentará constantemente um conflito dentro de si: a amorosa e sensível Lilibeth mãe, esposa e irmã; contra a responsável e até fria Lilibeth rainha de UK. Mas na família real tal conflito interno (humanidade vs coroa) parece já enraizado dentro de todos seus membros. É o que se explicita em uma das falas mais intensas dos dez episódios, dita por seu tio, que abdicou do título de rei por uma amor proibido aos olhos da realeza:
"Uma criatura, estranha [...] Somos pessoas pela metade, arrancadas das páginas de alguma mitologia bizarra, com os dois lados dentro de nós: o humano e a coroa, numa temível guerra civil que não tem fim e que deteriora todas as nossas interações humanas."

Elizabeth II

Os problemas de Elizabeth encontram-se primeiramente no próprio casamento: ao abdicar de títulos nobres, da presença da família e até da própria carreira para poder casar com Lilibeth, o príncipe Philip (interpretado pelo meu love Matt Smith) passa a sentir-se acuado e desvalorizado, tornando difícil a relação com a esposa, agora tão poderosa e exposta a todos. No governo, os diálogos cruciais com figuras históricas como o famoso Primeiro-Ministro Churchill (John Lithgow). Na família, a relação inflamável com a irmã mais nova e rebelde, Princesa Margaret... É tanta pressão! Mas Claire Foy foi impecável dando vida à híbrida Elizabeth segunda.
"Você demonstrou individualismo. 
E as pessoas entraram em pânico. 
Elas não querem individualismo."
Philip e Elizabeth

E que personagem intensa é Margaret (Vanessa Kirby)! A insensata competição que manteve com a irmã, o amor proibido que teve de abrir mão, os holofotes de toda uma nação sobre si – tudo isso a levou a momentos de instabilidade e angustiante descompasso. Dava para ver a emoção e a intensidade saindo dos olhos daquela mulher!
"É uma verdade cruel, não é? Quando há duas irmãs de idades tão próximas, quanto mais uma vira uma coisa, mais a outra vira o oposto."
Princesa Margaret

Todos os dez episódios da primeira temporada têm cerca de uma hora de duração e, não nego, os primeiros me pareceram arrastados e intermináveis, mas, nem por isso, menos interessantes; sendo eles de extrema importância, relatando, entre outros temas delicados, os últimos dias de vida do Rei George VI e toda a pressão sobre a jovem Lilibeth.

Não espere de The Crown momentos para longas risadas e relaxamentos, a série se debruça muito bem sobre a tensão velada que parece existir por trás da realeza, os incômodos, as faixadas erguidas ao redor de seres humanos que distinguem-se por terem títulos reais. Em um lugar em que o dever e as aparências sempre devem falar mais alto, quase não há espaço para delicadezas e amorosidade.

Série The Crown

Por fim: regras que hoje parecem absurdas, amor vs dever, intrigas familiares, casamentos conturbados, as jogadas por trás do governo de uma poderosa nação... The Crown é ambiciosidade, pompa e intriga. The Crown é a série que merece o seu play, right now.

Isso é tudo, pessoal!
Quem já assistiu, gostou? Conte-me mais.



.................

Aliás, sou a Juliana Teixeira, nova colunista do BDP. Sou estudante de Jornalismo e tenho 18 anos, blogueira desde 2011. Para saber mais detalhes sórdidos veja meu perfil ou meu twitter.
Comentários | FACEBOOK
18 Comentários | BLOGGER

18 comentários:

  1. Nunca assisti essa série mas imagens são lindas. Parece ser uma série muito boa, vou add à lista :)
    Beijos,
    Juliana.
    http://www.fabulonica.com/

    ResponderExcluir
  2. E aquela vontade louca de ver? Nossa, realmente preciso organizar melhor meu tempo para me dedicar a estas séries <3

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu vi na Netflix e fiquei morrendo de vontade de assistir. Logo logo eu assisto :3

    - Nanda (theicefairy.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  4. Nossaaa!!! Que recomendação eloquente!!! Depois disso fica até difícil seguir as obrigações do dia, a vontade é largar tudo e ir ali clicar no play! Foi a primeira resenha que li da série e adorei.

    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
  5. OOOOOOOOOI

    ai que bom ver a Ju por aqui *-* JU, VOLTA DE VEZ PRA NOIS, MOLIER!

    então... eu vi na netflix um banner enorme dessa série e... cara, que produção caríssima :O imagino o trabalhão que deve ter dado produzi-la. Confesso que já tinha sido fisgada pela estética, mas com a opinião da Ju agora... certeza que vou assistir assim que terminar as que estão em curso na fila!

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  6. Ei, Ju! Eu não assisti "The Crown", mas meus pais sim e eles adoraram! Fiquei chocada com o valor da produção, é MUITO dinheiro! Imagino a super produção! Eu já assisto TANTA série que é impossível encaixar mais uma, mas que eu fiquei curiosa de assistir eu fiquei, hehe. Está na fila!

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
  7. Só to terminando Reign, que é uma série maravilhosa sobre a Rainha da Escócia, e vou começar The Crown. Deixo a dica para você também.

    beijo
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nunca assisti essa série. Sempre leio coisas ótimas sobre ela e fico super curiosa.
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
  9. Sabe que vi essa série e me interessei um monte, mas não assisti por pensar que ela seria maçante, mas gostei da sua resenha e com certeza darei uma chance!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Uauu Ju que trama!!! Eu já fiquei na ansiedade de conferir! Tinha visto o anuncio mas não tinha dado bola!! Agora quero assistir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Oiii Ju! Menina estou tentando assistir a essa série, mas como você disse os primeiros episódios parecem ser intermináveis e um pouco monótonos. Porém não vou desistir pois eu amo coisas de época e minha curiosidade fala mais alto! Adorei o seu ponto de vista sobre a série <3

    *Beijokas -Hellen Barros 😘

    www.apenasgiz.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu vi a sinopse dessa série esses dias no netflix e fiquei super curiosa HSUAHSU agora tu aumentou minha curiosidade :)


    amei. sério.

    beeijão ^^

    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu já tinha ouvido falar um pouco da história, mas tem muitas coisas que eu ainda não sabia e achei interessante! Tão nova e ter tantas responsabilidades, ela merece muito essa coroa. Vou aproveitar esse finalzinho de ano, para assistir. Os atores parece ser muito bom mesmo, gostei também das roupas daquela época, tudo muito liiindo! *-*
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
  14. Preciso assistir, meu DEUS! Sou viciada em seriados ♥

    www.meumundonofundo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Tava com preguiça de ver porque no meu inconsciente, eu acho, tava pensando que seria chata e monótona. Talvez eu esteja errada e talvez eu dê uma chance!

    Clara
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, Juliana! Tudo bem?
    Ontem quando abri o Netflix para continuar assistindo Black Mirror, vi essa série em destaque e me chamou a atenção.
    Na hora pensei em tentar assistir, mas precisava muito começar a segunda temporada de BM hahahaha
    Lendo sua resenha, fiquei na dúvida se eu conseguiria assistir a temporada inteira, então não sei se vou tentar, apesar de seu comentário de que deveríamos começar agora hahaha
    Beijinhos


    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  17. Olá Aline!
    Amei a série! Ela veio para suprir minha saudade de Downton Abbey <3 Para mim só o primeiro episódio foi arrastado, os demais voaram e não vejo a hora de lançarem a segunda temporada!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIO DE 4 LIVROS + SACOLA DO SKOOB

    ResponderExcluir

Que bom saber que vai comentar, mas não vamos esquecer de algumas dicas de convivência:
✖ - Não ofenda ninguém, comentários ofensivos ou sem nexo com a postagem são apagados e não retribuídos.
✖ - Esse é um espaço aberto pra você opinar, debater e fazer criticas construtivas, use-o corretamente! Leia a postagem e diga o que achou, o que você pensa sobre o assunto e etc.
✖ - Muitas vezes não há tempo para responder todos os comentários na postagem, mas eles sempre são retribuídos, então deixe o link do seu blog ou rede social que eu irei faze-ló!
✖ - Alguma dúvida? Veja se na faq não tem a sua resposta e comente, responderei o mais rápido possível! ;)

Isso é tudo. Me sigam nas redes sociais Facebook | Twitter | Instagram | Skoob