A Espada do Verão, Rick Riordan

3 de agosto de 2016
A Espada do Verão é o primeiro livro da série Magnus Chase e os Deuses de Asgard, escrito por Rick Riordan e lançado em outubro de 2015. Também é a minha primeira leitura "não Percy Jackson" do autor.
Desde a morte da mãe em um acidente misterioso, Magnus Chase tem vivido nas ruas de Boston, lutando para sobreviver e ficar fora das vistas de policiais e assistentes sociais, se virando como pode. Até que em seu aniversário,  tio Randolph -um homem que ele mal conhece e de quem a mãe o mandara manter distância -  lhe revela a ligação da família com os deuses nórdicos e o que acontece a seguir, resulta na morte de Magnus.

Informações

Título Original: The Sword of Summer
Série: Magnus Chase and the Gods of Asgard #1
Autor: Rick Riordan
Ano: 2015
Páginas: 448
Categoria: Fantasia Infanto-Juvenil, Cultura Nordica.
Editora: Intrínseca
Classificação: ★★★
Skoob | Compre:  Amazon | Submarino | Saraiva
"É, eu sei. Vocês vão ler sobre a minha morte agonizante e vão pensar: 'uau! Que maneiro, Magnus! Posso ter uma morte agonizante também?' Não. Tipo, não."
Magnus é atacado e morto por Surt, um gigante de fogo, na ponte Longfellow em Boston. Como herói, por salvar as pessoas na ponte, ele é levado por uma valquíria ao Hotel Valhalla, o lugar onde aqueles que morreram heroicamente são para treinados, como einherjar, os guerreiros de Odin, à espera do Ragnarok, o Juízo Final da mitologia nórdica.
"Escolhido por engano, não era a sua hora,
Um herói que, em Valhala, não pode permanecer agora.
Em nove dias o sol irá para o leste,
Antes que a Espada do Verão a fera liberte."
Para essa série, o autor voltou a narrativa em primeira pessoa, o que faz o livro ser muito bem humorado, mas sempre me deixava com uma dúvida: "é o Percy que tá narrando isso?". Depois da introdução e ambientação do leitor na história, o sentimento que fica é de djavu. A leitura para mim foi como ler um livro que eu já tinha lido antes, mas não me recordava de certos detalhes.

Temos o Magnus, jovem que se descobre filho de um deus e precisa salvar o mundo de vilões, cada vez piores, com a ajuda de seus defensores, o anão Blitz e o elfo mudo Heart, e da sua valquíria, Samirah. Apesar dos personagens serem um pouco distintos, em muitos momentos, eles parecem exatamente os mesmo de PJO. Sem contar nas semelhanças entre as atitudes dos deuses. Por isso, acho que não tirei tanto proveito da leitura.
"A questão do destino é o seguinte: mesmo que nao possamos mudar o cenário, nossas escolhas podem alterar os detalhes. É assim que nos rebelamos contra o destino,como deixamos nossa marca."
Talvez o que mais tenha me prendido a leitura, foram os títulos dos capítulos, as referências e claro, o modo simples e fácil que o autor nos inseri na cultura. E essa diagramação? A capa é maravilhosa de linda.

Mesmo assim o livro é bom e engraçado, além de um pouco mais irreverente que as outras histórias do autor. Se você está começando a ler Riordan essa pode ser a melhor aventura. E apesar de para mim ele ter soando cansativo e repetitivo, muitos leitores de Percy Jackson gostaram muito, talvez até mais, então a minha indicação é: leia!
Comentários | FACEBOOK
29 Comentários | BLOGGER

29 comentários:

  1. eu fico meio cismada em ler esses livros novos do Rick Riordan. Acho que por ser fã dos livros do Percy surge esse medo, seguido também do fato de eu não saber NEM UMA VÌRGULA de sobre coisas nórdicas HAHAHA Mas acho que darei uma chance no futuro. Acho...

    beeeeijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito da narrativa, maaaas....eu morro de preguiça de ler séries. Às vezes vejo livros super legais e quando vejo que há continuação, desanimo na hora :(

    Blog Lua Soares

    ResponderExcluir
  3. Olá Aline!
    Curiosamente terminei agora minha resenha sobre o livro e super concordo com você. Adorei a parte da mitologia mas todo o resto mais do mesmo. Não esperava algo tão semelhante com as sagas do Percy.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DOS PAIS <3 Warcraft + A Princesinha de Vader

    ResponderExcluir
  4. Pela resenha parece ser uma releira de Percy, mais mesmo assim acho que ainda é bom. Os únicos livros que li desse autor fora os de PJO.
    tavanaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha, porem não me interessei pelo livro. Acho que curto mais romance e drama haha não sei... Mais você escreve muito bem!
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  6. Eu só não leio esses livros novos do Rick Riordan pois falam praticamente a mesma coisa do Percy. Pra mim as únicas coisas que mudam são os personagens e acho que os deuses, pra não ficar exatamente igual.

    Fora isso, a resenha está ótima. E em si o livro deve ser bem legal também.

    Eleutheromania

    ResponderExcluir
  7. Oi, Aline!
    Eu achei o Magnus um pouco mais sarcástico que o Percy. Já quero o segundo livro.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser dos que eu gosto de ler,e agora já quero! Vou colocar na minha wishlist ♥ A resenha ficou ótima.
    X J X C X

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sua resenha *---* Entretanto não curto muito a narrativa do tio Rick,acho cansativa e extensa :/
    Beijo*
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei o "minha primeira leitura 'não percy jackson'" haha <3
    Beijinhos, Franciny | Blog Montando o Look | Youtube | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Não sou fã de livros desse tipo e nunca tive vontade de ler livro algum do Rick Riordan, mas esse me pareceu legal.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  12. Parece ser interessante. =) Só fiquei decepcionada porque lembra Percy Jackson. =/ Não que Percy Jackson seja ruim mas é pela semelhança mesmo apesar de serem livros diferentes.
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    ResponderExcluir
  13. Eu entendo essa sensação que você teve ao ler Magnus Chase: muitos autores, como o próprio Rick Riordan, acabam usando a mesma "fórmula" em muitos de seus livros, o que nos faz ver a leitura como cansativa. Ainda não li esse livro, mas acho que só permanecerei lendo as séries derivadas do Percy Jackson, pois já não consegui gostar da saga egípcia! Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oiii, tudo bem???
    Eu ainda não li esse livro, mas morro de vontade, pois amo Percy Jackson.
    Acho que essa sensação de repetição é normal, muita gente comenta sobre isso :)
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Achei muito interessante a sua resenha, ainda não tinha lido nenhuma sobre esse livro e estava com muita vontade de comprar por gostar bastante de Percy Jackson!
    Acredito que essa sua sensação de "mais do mesmo" se dê pelo mesmo estilo de história, como você disse. Acho que Rick encontrou seu ~nicho~ e vai explorá-lo ao máximo (não que eu esteja reclamando) hahaha

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Aline!!!

    Eu gosto muito da narrativa do autor, ainda não li esse, mas estou curiosa e vou levar em consideração essa parte do repetitivo

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  17. Que capa mais linda, meu deus!!
    Só pela capa já deu vontade de ler hahaha, sério!
    Amei a resenha
    Beijosss
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo:https://www.youtube.com/watch?v=PRc5kB0nLx4

    ResponderExcluir
  18. Nossa,comecei a ler livros envolvendo coisas sobrenaturais, magia essa semana e confesso que estou amando...
    A história desse livro parece ser maravilhosa, a sua resenha ficou perfeita amei!
    beeijos!
    Danny Lee ♥ | Girls Sweet

    ResponderExcluir
  19. Xará, tudo bem?
    Então, eu só li Percy Jackson e o Ladrão de Raios. Mas pela sua resenha achei bem parecido kk. Não sei se leria não :/
    Mas amei a resenha, e a capa é muito linda mesmo.
    Beijos!
    Lost Words

    ResponderExcluir
  20. Oi
    eu li e curti a leitura, mas não é meu preferido do autor, a história, mas que bom que curtiu, os títulos do capítulos eram legais.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Gostei da resenha Aline. Ainda não li nada do Rick Riordan, mas só ouço elogios a respeito. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  22. Faz tempo que não leio algo do Rick, mas ele está sempre a criar histórias diferentes e impactantes. Tenho muito interesse em ler mas eu perdi a maior vontade de ler fantasias e etc, acho que não estou no momento certo, mesmo assim vou anotar.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  23. Oi Aline,
    Do autor, só li Percy Jackson e não tenho muita vontade de iniciar essa série no momento.
    O final não foi tão bom e pelo que sei tem continuidade, né? Então não vou me arriscar em outra obra.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, Aline! Tudo bem? Mesmo achando as premissas dos livros dele interessante, não tenho vontade alguma de ler algo do Rick Riordan... :/

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi, Aline! Eu não li os livros do Percy, assisti apenas aos filmes. Que pena que ficou pra você essa impressão de estar lendo algo repetido. Alguns autores têm dificuldades para criarem coisas novas depois de muito tempo escrevendo sobre uma mesma história, né?!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  26. Acho que esse é um problema particular de quem já leu PJ e do próprio tio Rick. É a forma de escrever dele, sempre puxando pro cômico, então de certa forma seus personagens em sua maioria são parecidos. O essencial das histórias dele seriam sua ambientação e mitologia por trás, porque de resto, é a mesma base. O que eu, pelo menos, gosto muito <3 acho que já li tudo dele na vida hahaha mas a personalidade dos personagens principais são parecidas, mesmo. Tenta ler O Oráculo Oculto, provável que você goste mais, já que trata de Apolo, e obrigatoriamente ele tem que ser diferente do Percy.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Aline, tudo bem ???
    Tudo o que conheço de Percy Jackson eu conheço por conta dos filmes, rsrsrs. Nunca me interessei muito pelos livros, apesar de serem bem famosos e possuírem vários comentários positivos, mas nunca me vi interessada por eles sabe ???
    O mesmo aconteceu com esse livro, e olha que sem nem ter lido os outros livros do autor, já percebi algumas semelhanças, imagine você que curte Percy Jackson ???
    Posso estar indo muito longe, mas sinto que o autor ficou na zona de conforto, ele lançou um novo livro com a fórmula de sua série de sucesso, o que acaba cansando né ?!
    Ainda sim, e como você mesma indicou a leitura, acredito que quem é fã da escrita do autor vá curtir a obra né ???

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  28. Rick Riordan, tio Rick, o queridão que vive matando meus personagens preferidos -q.
    Nunca li a Espada do Verão mas só por ser do Rick, já tenho vontade de ler...
    Beijinhos <3
    https://poetizou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que bom saber que vai comentar, mas não vamos esquecer de algumas dicas de convivência:
✖ - Não ofenda ninguém, comentários ofensivos ou sem nexo com a postagem são apagados e não retribuídos.
✖ - Esse é um espaço aberto pra você opinar, debater e fazer criticas construtivas, use-o corretamente! Leia a postagem e diga o que achou, o que você pensa sobre o assunto e etc.
✖ - Muitas vezes não há tempo para responder todos os comentários na postagem, mas eles sempre são retribuídos, então deixe o link do seu blog ou rede social que eu irei faze-ló!
✖ - Alguma dúvida? Veja se na faq não tem a sua resposta e comente, responderei o mais rápido possível! ;)

Isso é tudo. Me sigam nas redes sociais Facebook | Twitter | Instagram | Skoob