Você está em um relacionamento abusivo?

14 de junho de 2016
Estou eu respondendo os comentários de um post mais antigo, sobre violência domestica, quando surgiu uma dúvida das leitoras, sobre como agir se alguém que você conhece está nessa situação.
E para ajudar essas pessoas, nada melhor do que informação, né? E foi isso que eu vim trazer nesse post, mas para ampliar um pouco melhor isso, hoje iremos falar sobre relacionamentos abusivos. E vamos por partes, afinal...

O que é relacionamento abusivo?

A maioria acha que é simples identificar essa parte, não? Afinal, se uma pessoa te obriga a fazer algo ou te agride, você sabe que é um abuso. Mas e quando isso vem do seu parceiro, da pessoa que você ama? Ai complicamos, cria-se concessões e justificativas. E é ai que você deve saber, relações abusivas não ocorrem apenas em um lar violento. Relacionamentos abusivos podem variar desde o abuso emocional, verbal, físico e sexual. E por isso é difícil a vitima identificar a situação, então o primeiro passo é esclarecer.

Identificando essas relações

  • Passado
Abrir os olhos para relações abusiva as vezes nem sempre funciona quando os olhos são dá própria vítima. Muitas mulheres identificam as ações dos parceiros como reações as próprias, se culpando pelas mesma. Uma boa alternativa é rever o passado do parceiro, tente descobrir alguma história de abuso com parceiras anteriores, membros da família,ou animais. Revelar abusos cometidos com terceiros pode ajudar a clarear a ideia de quem sofre nesse tipo de relacionamento.
  • Ciúmes
Outro ponto fortes de parceiros abusivos é o ciúmes. Geralmente um parceiro abusivo tenta ter o controle ao outro ser, o ciúmes excessivo e sem motivos é constantemente uma justificativa para o controle sobre toda a vida do outro, assim como para agressões. Sempre fazendo a vítima sentir-se culpada pelos atos do outro. Constatamos assim o abuso psicológico e físico.
  • Isolamento
Um sinal bem presente nessas relações são quando o parceiro tenta afastar pessoas do outro. Família, amigos, pessoas mais próximas são motivos de brigas que só terminam convencendo a vitima de que ela precisa se afastar dessas pessoas, para assim gerar uma dependência no parceiro. E esse é o ponto especial na nossa conversa, se você quer ajudar uma pessoa que esteja passando por isso, não deixe-a. Sempre tente mostrar a ela que depender do outro

  • Chantagens emocionais.
Dando continuidade ao tópico anterior, a pessoa abusiva está constantemente fazendo apelos e chantagens emocionais, em um vasto número de vezes esse comportamento vem como tentativas de controlar e isolar o parceiro. É importante que a pessoa saiba o que quer e que não se deixe manipular, ajude-a a fazer isso e a manter opiniões firmes e independente do parceiro.

Como ajudar

Não tem melhor maneira de ajudar do que conscientizando as pessoas, alertar, tentar abrir os olhos dela para o que há de errado nessa relação. É difícil? Sim, muito. Mas é o que se pode fazer. E se você está em um relacionamento abusivo e sofre algum tipo de ameaça ou violência, por favor, procure ajuda pela Central de Atendimento à Mulher (ligue 180), e faça sua denuncia.
Comentários | FACEBOOK
30 Comentários | BLOGGER

30 comentários:

  1. Gostei muito da postagem, é um assunto muito interessante. Sempre tive medo de me envolver em um relacionamento abusivo, mas ainda bem que não.
    Beijos
    Diário de Casada

    ResponderExcluir
  2. Que delícia conhecer um serumaninho assim, que tem a paciência, maturidade e o carinho de elaborar um post sobre esse assunto <3 Parabéns, Line. E que isso venha ajudar a todas nós, sanando ou evitando relacionamentos abusivos.

    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
  3. Muito importante e informativa a sua postagem! O pior é que infelizmente só conhecemos o lado ruim de verdade das pessoas quando as vezes ja é tarde demais :/ mas de fato, se calar, nunca!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline!!

    Fantástico seu post! O abuso dá claros sinais, mas quem está no relacionamento quase sempre não percebe, por isso acho super válido a gente sempre falar do assunto!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi, Aline!
    Um post ótimo!Tenho certeza que muita gente passa por um relacionamento desses, o que é terrível.
    Parabéns, pela postagem!

    Beijos,
    Elidiane - Leitura Entre Amigas
    http://leituraentreamigas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Adorei a postagem! Já ouvi pessoas falando sobre esse tal de "Relacionamento abusivo", mas não tinha muito conhecimento sobre o assunto. Sua postagem me esclareceu várias coisas, obrigada!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  7. Olá, amei o seu post. Parabéns!!!

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo pelo post, nunca vi nada assim nos blogs que visito ! sua iniciativa de fazer esse post foi muito boa e vai ajuda muita gente !

    www.seteprimaveras.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Line, tudo bem?
    Realmente relacionamento abusivo é algo grave e que deve ser resolvido antes que aconteça algo mais trágico. Amei sua iniciativa e coragem para escrever um post como esse.
    Eu nunca me envolvi em um relacionamento abusivo, graças a Deus, mas confesso que tenho um certo medo caso isso ocorra. Obrigada pelo post e parabéns. Acredito que irá ajudar muitas pessoas que se encontram ou que vão se encontrar nessa situação algum dia, inclusive eu. Beijos.

    ✖✖ Radioativa

    ResponderExcluir
  10. Oi Line!
    Adorei seu post! Felizmente nunca aconteceu comigo, mas tive uma amiga que passou por um relacionamento abusivo e foi bem difícil.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post! é importante abordar esse tipo de assunto, para ficarmos atentas.

    http://www.dividindouniverso.com/

    ResponderExcluir
  12. Taí um assunto sobre o qual nunca é demais se falar! Post de utilidade publica e necessário. Gostei!

    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
  13. Postagem maravilhosa amei
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Ótimo tema de postagem.
    Assunto bem importante e infelizmente, algumas mulheres não conseguem se libertar e precisam de apoio, incentivo. Eu e nem mulheres que conheço, passaram por isso, mas a gente nunca sabe o dia de amanhã. Força para todas.

    tenha uma ótima quinta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  15. Tenho uma amiga blogueira que tá passando por uma situ dessa e ela não enxerga :/ porque depois das palavras brutas, ele vem cheio dos carinhos e presentes...
    | A Bela, não a Fera| | Coisas diferentes nas casas da Finlândia|| FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
  16. Ótimo post, e serve de alerta pra muita gente que não enxerga que está nessa situação!

    http://www.blogcarolinadutra.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ótima postagem, reflete muito o que está acontecendo no país!
    Que sirva de alerta!

    Tem resenha nova blog, passa lá pra da uma espiadinha 😍

    Beijinhos,
    Blog Resenhas da Pam
    Facebook

    ResponderExcluir
  18. Oi Aline;
    Infelizmente já me submeti a este tipo de relacionado sem perceber a minha real situação, hoje sou ligada no 220 e no mais breve sinal já saiu fora de relacionamentos conturbados.
    Adorei a postagem.

    CAMILA GASANA/ LUCIMEIRE/ ATP SJC

    ResponderExcluir
  19. Nossa que post de qualidade! E você abordou tudo de uma forma clara, já tive um relacionamento abusivo, no qual ainda morei com a pessoa por um ano, mas consegui me livrar! Pensei que seria o fim né... mas não foi suficiente, tive que mudar de estado pra ele parar com as ameaças...
    Um beijo!
    https://toque-finalbabi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Muito bom você fazer um post sobre isso! Isso aconteceu com uma amiga minha e ela custou pra aceitar que era um relacionamento abusivo, felizmente, ela conseguiu sair desse relacionamento, encontrou outra pessoa e tudo está bem agora.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bom?
    Gostei muito da postagem. É bem informativa e importante.
    Quando gostamos de alguém tudo parece ser tão perfeito que até quando elas fazem coisas erradas com a gente deixamos isso de lado.
    Minha mãe tem uma amiga que sofreu algo assim, viveu uns 10 anos com um cara que batia nela e não conseguia ir embora, por que apesar de tudo ela morria de amores por ele. Mas uma hora a realidade bateu na porta né?
    Adorei a postagem!

    Sessão Proibida

    ResponderExcluir
  22. Oi Aline! Adorei seu blog, parabéns!
    Quanto ao tema, é sempre muito difícil falar sobre, ajudar quem passa por isso, se manter impessoal, enfim, é sempre complicado.
    Eu já fiz um curso em como auxiliar vítimas de abusos, hoje considero um pouco mais fácil essa abordagem com a intensão de conscientizar. E, pelo que já vi e ouvi, acho mais difícil abordar quando a vítima é uma amiga, do que quando é uma estranha.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Muito bom e esclarecedor o post. Muitas mulheres sofrem de várias formas. Algumas pensam que somente a agressão física é um tipo de violência, mas não. Precisamos mudar essa realidade. Acho tão triste...
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  24. A gente sempre pensa que nunca vai se encontrar numa situação dessas e até nega estar quando está, mas esse tipo de relacionamento não tem como dar certo. Conscientização é realmente muito importante pra que nenhuma mulher se sujeite a isso!

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  25. Amei a ideia do seu post, parabéns pela iniciativa! A conscientização é sempre o melhor caminho, e principalmente para nós blogueiras... Se atingirmos 1 pessoa que seja, já é um grande passo. Parabéns mesmo, de verdade!

    http://amebatom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Esse é um tipo de assunto que realmente não pode deixar de ser comentado! O pior é que muita gente não tem consciência de quando se encontra num relacionamento desses. Adorei! Xoxo' <3
    Não Sou Uma IT! | YouTube | Fanpage | Instagram: @badgal_lilly | Snapchat: badgal_lilly

    ResponderExcluir
  27. Graças ao meu bom Deus que nunca passei por essa situação!! mais isso está frequentemente acontecendo na nossa sociedade, infelizmente :/

    meu blog aqui , dá uma passadinha por lá!! espero que goste!! ahh e se gostar não esquece de seguir! ^^

    Versos em Batom

    FanPage do Blog

    beijos :*

    ResponderExcluir
  28. Nossa tb adorei o post!
    Super original e mega importante!
    Um ótimo final de semana!
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal

    ResponderExcluir
  29. Um tema muito importante! Gostei muito desse post! Muitas pessoas precisam abrir os olhos em relação aos relacionamentos que não a fazem bem!
    bjs
    blogtrashrock.com

    ResponderExcluir
  30. Eu tenho uma amiga que passou por um relacionamento abusivo, acho muito difícil fazer a pessoa enxergar :s

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir

Que bom saber que vai comentar, mas não vamos esquecer de algumas dicas de convivência:
✖ - Não ofenda ninguém, comentários ofensivos ou sem nexo com a postagem são apagados e não retribuídos.
✖ - Esse é um espaço aberto pra você opinar, debater e fazer criticas construtivas, use-o corretamente! Leia a postagem e diga o que achou, o que você pensa sobre o assunto e etc.
✖ - Muitas vezes não há tempo para responder todos os comentários na postagem, mas eles sempre são retribuídos, então deixe o link do seu blog ou rede social que eu irei faze-ló!
✖ - Alguma dúvida? Veja se na faq não tem a sua resposta e comente, responderei o mais rápido possível! ;)

Isso é tudo. Me sigam nas redes sociais Facebook | Twitter | Instagram | Skoob