Sujeira pra todo lado.

17 de março de 2016

Ninguém respeita a Constituição, mas todos acreditam no futuro da nação.
Se tem algo que eu odeio profundamente, é discutir política. Na verdade não seria a discussão em si, e sim que a maioria das pessoas não a fazem com informações, simplesmente se escolhe um partido que se considera menos pior e acusa seu oposto. Mas até ai, cada um tem o direito de pensar como quiser. Outra coisa bem diferente é ver um Juiz que deveria processar e julgar atos corruptos, corrompendo a constituição brasileira. E o povo agradece e aplaude de pé. 
Para quem está mal informado sobre que estou me referindo, lá vai uma breve explicação:

O juiz Sérgio Moro retirou nesta quarta-feira o sigilo de interceptações telefônicas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As conversas gravadas pela Polícia Federal incluem diálogo desta quarta com a presidente Dilma Rousseff, que o nomeou como ministro chefe da Casa Civil. 
Mas a primeira jurisdição não tem direito a processo, julgamento e intercepção da Presidente da República . Ou seja, a gravação deveria ter sido imediatamente suspensa quando Dilma Roussef entrou na conversa. E tão pouco pode divulgar um conteúdo que é sigiloso, por força da lei e da Constituição, poucas horas depois da captação da gravação, com claro intuito de causar clamor social.

Art. 102 da CR/88: Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe: 
I - processar e julgar, originariamente: 
b) nas infrações penais comuns, o Presidente da República, o Vice-Presidente, os membros do Congresso Nacional, seus próprios Ministros e o Procurador-Geral da República.

E a própria lei de intercepções telefônica exige que:
Art. 8° A interceptação de comunicação telefônica, de qualquer natureza, ocorrerá em autos apartados, apensados aos autos do inquérito policial ou do processo criminal, preservando-se o sigilo das diligencias, gravações e transcrições respectivas.

Art. 10 da Lei 9296/96: Constitui crime realizar interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática, ou quebrar segredo da Justiça, sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei. 
Pena: reclusão, de dois a quatro anos, e multa.

Basicamente, não há justificativa legal para a intercepção em uma chamada da Presidente com Lula e muito menos a quebra de sigilo e encaminhamento para divulgação pública pois primeira instância não pode utilizar subterfúgios para violar o sigilo de comunicação da Presidente da República que tem foro por prerrogativa da função no Supremo Tribunal Federal. 
Fazendo isso, o juiz Moro violou não só a competência constitucional do STF, como a lei e a constituição ao quebrar o sigilo sem qualquer fundamento no mesmo dia em que a gravação foi feita.

A minha questão não é estar com o PT ou com contra, eu sempre acabo votando em partidos secundários ou em branco. O que me indignou foi ver o Juiz ser totalmente imparcial, atropelando a justiça por questões políticas, armando um grande escândalo junto com a imprensa. E seguindo outro, também nada imparcial(clica aqui)e sem justificativas legais, suspendeu a posse de Lula. A Justiça não pode ser um partido político.

Bem, eu só queria compartilhar isso galera. Até mais.
Para mais detalhes sobre os termos da lei, acesse esse artigo (A partir do termo"GOLPE JUDICIÁRIO".)
Comentários | FACEBOOK
12 Comentários | BLOGGER

12 comentários:

  1. Concordo com absolutamente tudo! Triste "justiça" brasileira.
    Amei o post e amei seu blog também (amei de verdade, sério!)!

    Um beijo.
    Desejo de Sonhar

    ResponderExcluir
  2. Olá, Aline.
    É como dizem, politica, religião e futebol não se discute porque cada um tem seu lado e vai brigar a té o fim por ele hehe. Só sei que estou com vergonha nos últimos tempos de tudo o que vem acontecendo no país, e mudar de partido não vai resolver nada, até porque todos eles que estão lá tem o r... preso.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Aline, adorei sua postagem! Eu, particularmente, só queria que a eleição acabasse pq parece que não acaba nunca rsrsrrs

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom?
    Eu confesso que não sou muito boa com esse negócio de política e nem sou muito de ficar discutindo sobre o assunto, só o que eu vejo na internet, mas ultimamente o negócio tem ficado louco e nem dá para ignorar.
    É um assunto complicado, realmente. E eu adorei o seu post, sério. Foi bom falar sobre isso.

    †SESSÃO PROIBIDA†

    ResponderExcluir
  5. Oi, como vai?
    Não me interesso muito nessas questões políticas, mesmo porque vou votar pela primeira vez nas próximas eleições.
    Pra falar a verdade, eu fico me perguntando no que esse país se transformou, que país esse. É tanta corrupção que a gente fica sem saber quem são os políticos honestos nessa sujeira toda. Se é que tem algum honesto. Prefiro acreditar que sim.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Confesso que não curto muito expor meu ponto de vista sobre política, ainda mais agora quando esse assunto tá tão em alta e o tanto complexo.
    E torço pela melhoria do país, e acredito que talvez a mudança de presidente pode mudar isso. Mas temos que ter o pensamento que vai além só do presidente, então que tal nos próximos anos votarmos nos partidos com ficha limpa?

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olha eu aqui de novo. Haha!
    Meu amor, te indiquei para responder uma TAG lá no blog, visita lá?

    Desejo de Sonhar

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Prometi a mim mesma que não ficaria discutindo política ou postando coisas no facebook simplesmente pelo fato de que hoje em dia não existe respeito. Tudo vira discussão e ofensas.
    Bora votar certo da próxima vez, meu povo? E certo é ser fiel aquilo que você acredita, independente do partido ou do que a maioria manda fazer.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Concordo totalmente contigo. Também não gosto de discutir política porque a maioria das pessoas não consegue falar desse assunto racionalmente, elas tratam seus partidos como se fossem times de futebol.
    Esse juiz aí mesmo não agiu de boa fé, por mais que o governo esteja ruim a gente não pode achar a atitude desse juiz correta. Ele podia ter sido mais imparcial e agido dentro da lei.
    Beijos
    www.infinitafeminice.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não sabia dessa questão do sigilo e do juiz ter quebrado a lei. Gente como assim, se até o juiz é corrupto, como que a gente faz agora? Não sou de discutir política pelos mesmos motivos que você disse, mas acho importante ficar bem informada sobre o assunto. Acho que a maioria das pessoas, assim como eu, não estão sabendo que o que o juiz fez foi ilegal

    ResponderExcluir
  11. Olá Aline. Não sou de discutir política, religião e nem futebol, mas é lamentável o que está ocorrendo com o nosso Brasil. Acima de qualquer partido ou idealismo, é imprescindível lutarmos contra a corrupção, em todos os seus níveis. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  12. Essa bipolaridade social e politica brasileira deixa o país em caos. Confesso que não entendo muito de leis, mas é evidente que toda a oposição contra o governo atual se dá pela obsessão por poder pela "direita". Tanto a mídia, os políticos e agora a justiça estão transformando o processo histórico em partidário quando não deveria ser. Cabe ao juiz investigar e punir todos os envolvidos com qualquer esquema de corrupção independente do partido, independente de qualquer pressão social. Mas aí entra a questão dessa obsessão por poder da oposição. Muita gente não enxerga, mas essa crise política tem uma grande parcela de culpa na crise econômica brasileira. Como manter uma nação nos eixos em meio a tantas pressões e escândalos? Torço para a situação mudar, tudo isso é processo histórico, fico ansiosa para saber o que os livros de História vão dizer sobre esse momento daqui a cinquenta anos.
    Café, Vodka e Literatura

    ResponderExcluir

Que bom saber que vai comentar, mas não vamos esquecer de algumas dicas de convivência:
✖ - Não ofenda ninguém, comentários ofensivos ou sem nexo com a postagem são apagados e não retribuídos.
✖ - Esse é um espaço aberto pra você opinar, debater e fazer criticas construtivas, use-o corretamente! Leia a postagem e diga o que achou, o que você pensa sobre o assunto e etc.
✖ - Muitas vezes não há tempo para responder todos os comentários na postagem, mas eles sempre são retribuídos, então deixe o link do seu blog ou rede social que eu irei faze-ló!
✖ - Alguma dúvida? Veja se na faq não tem a sua resposta e comente, responderei o mais rápido possível! ;)

Isso é tudo. Me sigam nas redes sociais Facebook | Twitter | Instagram | Skoob