A Matéria dos Sonhos, Valéria Martins

28 de janeiro de 2016
Título: A Matéria dos Sonhos  
Autora: Valéria Martins | Facebook - Blog
Adicione ao Skoob
Edição: 2015
Editora: Jaguatirica
Volume único 
Jovem rica e mimada, Mariana sofre uma imensa decepção amorosa às vésperas do casamento e cai em depressão. Seu irmão aventureiro a incentiva a empreender uma viagem a Chapada Diamantina, na Bahia, a fim de espairecer e encontrar um novo rumo. Lá ela se depara com paisagens belíssimas, conhece um modo de vida bem diferente do que estava acostumava, envolve-se com o guia turístico Alex e desfruta a verdadeira amizade com Claudia, menina maluquinha a quem o destino a uniu para sempre. A matéria dos sonhos é um romance sobre busca, amor, amizade e encontro.
Eu não poderia ter escolhido um livro melhor para começar o projeto de leitura dos nacionais do que A Matéria Dos Sonhos, um romance escrito por Valéria Martins, que trás como pano de fundo a Chapada Diamantina, um dos lugares mais belos do Brasil. Conheci o livro através dessa resenha, fiquei interessada na leitura e no começo do ano a autora acabou por me ceder a obra em ebook, hoje eu finalmente venho trazer a resenha desse livro apaixonante.

O livro conta a história de Mariana, uma jovem mimada pela família rica. Contrariando o perfil clichê que geralmente é dado as personagens com essas características, Mariana é maior de idade, formada e um pouco acima do peso. Depois de um relacionamento mal sucedido com Gustavo, o homem que partiu seu coração a deixando as vésperas do casamento. E para superar a crise depressiva, Mariana segue o conselho de seu irmão mais velho e viaja para a Chapada Diamantina, em uma visita não só para descobrir as paisagens mais belas, como a beleza em si mesma.
"Todo sofrimento deve ter hora de terminar. Se não para sozinho, temos que lhe dar um limite. Senão, vira masoquismo, uma tortura sem fim. As experiências, boas e ruins, servem para nos ensinar alguma coisa."

De inicio eu não achei que fosse gostar tanto da história, mas a autora foi dando desenvolvimento e entendimento aos personagens e rapidamente me apaixonei. Com uma escrita fácil e de rápido envolvimento com o leitor, a história leva nossa protagonista a paisagens espetaculares e experiencias incríveis e deliciosas, fazendo-a crescer para a vida.
Acho que o sonho já nasce com a gente, mas temos que escutá-lo, reconhecê-lo, valorizá-lo e acreditar nele. Se não acreditarmos, ninguém mais vai acreditar. Nós somos a matéria dos sonhos*. Nós lhe damos vida, corpo e alma. Aliás, acho que já ouvi essa expressão em algum lugar. 
“We are such stuff as dreams are made of” diz Próspero em “A Tempestade”, de William Shakespeare.

Em sua jornada, Mariana encontra em Claudia uma ótima amiga e acaba se apaixonando por Alex, guia turístico. Mas o principal foco é no desenvolvimento pessoal dela, o que tornou o livro muito melhor. Além de uma descrição perfeita sobre um dos lugares mais lindos do País, a autora foi bastante realista na criação e desenvolvimento dos personagens. Os secundários não deixam nada a desejar, a trajetória de cada um é desenvolvida em seu tempo certo e o final não deixou buracos.

Não tenho palavras para dizer o qual especial essa história foi para mim, só aconselho: Leiam!
Classificação:
  
Essa resenha faz parte do projeto #12HistóriasBrasileiras, para ver mais resenhas acesse a tag clicando aqui, para participar clique aqui.

Comentários | FACEBOOK
20 Comentários | BLOGGER

20 comentários:

  1. Olá, tudo bom?
    Eu não fui muito de ler livros brasileiros, a não ser aqueles bem conhecidos, esse me parece muito bom! Eu gostei, de verdade.
    Nunca li, que eu me lembre, um livro que conte uma aventura assim, principalmente no território brasileiro! Sério, me interessei.
    Eu te indiquei para uma tag!
    http://s-sessaoproibida.blogspot.com.br/2016/01/tag-literaria-diferentona.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!
    Que lindoooo o blog!!! *__*
    Adorei o visual novo!
    Gostei da sua resenha, também estou tentando ler mais nacionais esse ano, então já vou anotar aqui a dica.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar, mas pela sua resenha fiquei mega interessada em ler! Também ando querendo incluir um pouco mais a nova literatura brasileira na minha vida haha
    Adorei a resenha e as imagens me deixaram ainda mais inspirada para ler algo que se passa nesse cenário <3
    Beijos!

    www.obstrelando.com

    ResponderExcluir
  4. oi, oi.

    eu to to com o livro em e-book tbm pra ler, to so esperando terminar uma leitura pra iniciar ele. já li algumas resenhas e todas são maravilhosas. a Valéria realmente deve ter uma escrita incrível. <3

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline...
    Amo quando a personagem cresce na história, sabe quando aprende algo e essa história parece ser bem isso né.
    Sua resenha ficou ótima.
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
  6. Oii! Adorei a história, principalmente por se referir a Chapada Diamantina, um lugar fascinante que fica no meu estado.
    Geralmente, esses livros trazem não só a evolução da personagem mas também a evolução do leitor. Realmente gostei do livro, vou procurar.
    ~Te indiquei para uma TAG lá no blog! Se não quer responder ou já respondeu, desculpe o inconveniente.
    Bjs,
    Bipolaridades

    ResponderExcluir
  7. Oii Aline, tudo bom?
    Não se cheguei a dizer antes, mas como elogio nunca é de mais: o blog está muito lindo! Adorei o layout *-*
    Quando ao livro, ainda não tinha ouvido falar da história, mas gostei da premissa dela, apesar de ter achado bem clichê com essa história de moça rica e mimada. E como esse ano pretendo incorporar cada vez mais a literatura brasileira na minha estante, nada como começar com Materia dos sonhos que parece ser um ótimo livro para esse tipo de início :)
    http://estantedeumafangirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Chapada Diamantina É VIDA! *_* Já me apaixonei pelo livro.

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  9. Olá Aline, tudo bem contigo ???
    Tenho que confessar que não conhecia esse livro, o nome da autora não me é estranho, mas não me lembro de ter visto o livro em nenhum lugar antes.
    Fiquei bem feliz ao ler sua resenha, pois sem ela não teria conhecido o livro, e provavelmente não teria me interessado, pois normalmente fico longe de livros como esse. Apesar de tudo, se tiver a oportunidade, pretendo ler o livro, gostei que ele não se prende somente ao clichê, que foge um pouco do que estamos acostumados a ver. Achei essa a melhor parte !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline!
    Eu preciso ler algo nacional esse ano, janeiro já passou e eu só li estrangeiros... Esse seria uma ótima leitura, gostei muito da premissa.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei... Fiquei encantada com sua escrita.... Ótima resenha e melhor de um livro nacional....
    Beijocas :*
    girlssweeet.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá Nine! Seu blog é encantador e amei o nome que você deu a ele. <3 Fofura pura! Eu não conhecia esse livro, mas vi que você amou. Isso já despertou minha curiosidade. <3
    Gostei da temática do livro e tenho certeza que a protagonista tem um ótimo crescimento na trama.
    Passa lá no blog!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Confesso que não cheguei a me interessar de fato por esse livro, por isso nao estou animada com a leitura, mas gostei da tua resenha.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da história, vou ver se acho para baixar :)
    O layout está MARAVILHOSO :3 Bjs!
    Sentimentos Apurados

    ResponderExcluir
  15. Ameei a resenha o livro parece ser bem interessante. Despertou minha curiosidade e estou louca pra comprar ele :)
    Beijos linda s2
    www.mentedistantee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Helloo, Aline! Tudo numa nice?!
    Quanto tempo não venho aqui, né! Com a volta as aulas andei me desorganizando e me perdi com a visita aos blogs. Estava fazendo isso com menos frequência. Mas estou de volta aqui, tentando manter o ritmo.
    Eu queria dizer que quando vim aqui e vi esse novo layout meus olhos se encheram. Tão lindo que ficou, Nine!! *-* Você que fez?! É tão lacradora com isso.
    Eu já tinha visto esse livro por aí, mas nunca tinha lido resenha sobre. Acho que iria gostar bastante desse livro porque traz o contexto da Chapada, um lugar que fui visitar no ano retrasado e amo muito. Ia gostar de voltar para esse lugar e as lembranças. Saber como a autora trabalhou isso me chama a atenção.
    Ótima resenha, também me deixou com vontade de ler!
    Beijin...
    Pieces of Alana Gabriela

    ResponderExcluir
  17. Esse lugar existe mesmo? Nunca ouvi falar, fiquei curiosa pra ver fotos, vou dar uma procurada. A história tambem parece boa, simples e pé no chão, bem pra dar uma distraida :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Fragmentados", vem conferir!

    ResponderExcluir
  18. Querida Aline, grande leitora, muito obrigada pela delicada e atenciosa resenha. Espero que muita gente queira ler o livro, hehe. Beijões!

    ResponderExcluir
  19. Olá, Aline.
    Eu não conhecia esse livro ainda mas me interessei em ler. Gosto muito de livros que além de uma bela história nos leve para viajar por lugares incríveis, principalmente se for no Brasil hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  20. Esse lugar parece até de mentira de tão perfeito! Não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa, espero ter oportunidade de conferir, afinal é sempre bom poder conhecer mais dos livros nacionais.

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir

Que bom saber que vai comentar, mas não vamos esquecer de algumas dicas de convivência:
✖ - Não ofenda ninguém, comentários ofensivos ou sem nexo com a postagem são apagados e não retribuídos.
✖ - Esse é um espaço aberto pra você opinar, debater e fazer criticas construtivas, use-o corretamente! Leia a postagem e diga o que achou, o que você pensa sobre o assunto e etc.
✖ - Muitas vezes não há tempo para responder todos os comentários na postagem, mas eles sempre são retribuídos, então deixe o link do seu blog ou rede social que eu irei faze-ló!
✖ - Alguma dúvida? Veja se na faq não tem a sua resposta e comente, responderei o mais rápido possível! ;)

Isso é tudo. Me sigam nas redes sociais Facebook | Twitter | Instagram | Skoob